REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Sábado, 19 de agosto de 2017
  • Facebook
  • Twitter

15 de maio: dia do Assistente Social

Publicado em: 14/05/2011

Tags: ,

No dia 15 de maio comemoramos o dia do Assistente Social, você conhece o trabalho desenvolvido por esses profissionais?. Entenda a atuação dos Assistentes Sociais:

Quem é o Assistente Social?
O Assistente Social ou Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado que atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social.

Por que se comemora o dia 15 de Maio como o dia do Assistente Social?
O dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962.

O que é necessário fazer para se tornar um Assistente Social?
É necessário fazer o curso de graduação em Serviço Social, obtendo o título de Assistente Social ou Bacharel em Serviço Social, e estar inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de sua região.

O que é Serviço Social?
É o curso que o Assistente Social faz para se tornar este profissional capacitado para intervir nas expressões da questão social.

Como nasceu o Serviço Social?
No Brasil o Serviço Social nasceu por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país, como parte das estratégias do Estado, para atender às demandas da questão social, via execução direta das políticas sociais. A emergência da profissão encontra-se relacionada também à articulação dos poderes dominantes à época, com o objetivo de controlar as insatisfações e pauperismo populares, advindos da relação capital x trabalho.
O Serviço Social brasileiro, nas últimas décadas redimensionou-se e renovou-se no âmbito de sua interpretação teórico-metodológica e política, num forte embate com o tradicionalismo profissional, adequado criticamente a profissão às exigências do seu tempo, qualificando-a sendo hoje, sem dúvida, uma profissão reconhecida e legitimada socialmente.

Onde atua o Assistente Social?
Atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. De forma geral luta pela garantia dos direitos sociais, junto às políticas de promoção e proteção social, como: saúde, educação, assistência social, trabalho e renda, etc..

O que é Assistência Social?
A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. A Assistência Social tem por objetivos a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção.
A Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.

O que é Assistencialismo?
É a ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto as camadas mais pobres da comunidade, com objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, não transformando a realidade social.

O que faz o Assistente Social que trabalha no Social Canção Nova?
O Assistente Social atua na Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, na área da Educação (Instituto Canção Nova), Saúde (Posto Médico Pe Pio) e Assistência Social (Informática Dom Bosco, Mãos que Evangelizam, PROGEN, Casa do Bom Samaritano, CAC e Cia de Artes), os 8 Projetos Sociais. Trabalha na inclusão e acesso dos usuários aos projetos e programas sociais, de caráter público ou privado, na garantia dos direitos sociais, contidos

4 comentários

Estou muito Feliz, Eua Amo Serviço Social. Somos..Protagonista na luta pela consolidação dos direitos e da construção de uma nova sociedade para todos! Profissionais que fazem a história, não apenas no dia 15 de Maio, mas todos os dias do ano! Parabéns aos colegas de profissão pelo nosso dia..Deus abençoe família Canção Nova..

NILCE CHAVES DE SÁ

09/05/2012

É com imenso prazer que deixo um recadinho a essa Comunidade tão linda e abençoada por Deus!
estou terminando o 6º período de Serviço Social e fico muito feliz de saber o quanto a Canção Nova faz o bem em prol de tanta gente. Nossa Senhora que é mãe da CN, passe na frente de todos os projetos que faz e ainda tem por fazer.
Quando falamos que a CN é um pedacinho do céu…porque é exatamente o que sentimos…que Deus abençoe a todos nós Família Canção Nova.

JOSIANE SANTOS

30/12/2011

Parabéns Cançaõ Nova por esta obra maravilhosa que agora se tornou em Rede Social.
Sou Assistente Social e gostaria de manter contato com a Glorinha, existe algum email que possamos trocar experiências.

Fiquem com Deus
Feliz 2012.

Glorinha

17/05/2011

Fico muito feliz como futura Assistente Social ser homenageada por vocês!
Que Deus nos dê força para atuar de acordo com nossa Etica Profissional , porém em 1° Lugar agindo com amor a nossos irmãos necessitados. Com o amor de Deus.
Ontem mesmo eu agradecia a Deus por ter suscitado em meu coração essa profissão , que como Cristã eu possa fazer a diferença nas Politicas Publicas e Sociais brasileiras, sempre pela intercessão da bem aventurada Virgem Maria!

Deixe seu comentário