REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Segunda-feira, 27 de maio de 2019
  • Facebook
  • Twitter

16 de agosto, 200 anos do nascimento de Dom Bosco.

Publicado em: 01/08/2015

Tags: , , , ,

Para toda a família salesiana, agosto de 2015 é um tempo muito importante, pois celebramos os 200 anos de nascimento desse grande homem que inspira nosso trabalho e aqui no Social Canção Nova não é diferente.

Nascido em 16 de agosto de 1815 em Becchi, na Itália , em uma família de camponeses pobres. Ficou órfão de pai e foi criado pela mãe com mais dois irmãos. Ainda muito novo e com o desejo de se tornar padre, João Bosco sai de casa para trabalhar.

Na situação, já mais maduro, se depara com as crianças e jovens das ruas e prisões de Turim, muitos deles órfãos e vivendo explorados pelo trabalho infantil vítimas da Revolução industrial. Essa experiência choca o jovem santo, que deseja fazer alguma coisa por aqueles meninos e percebe que aquilo de que eles precisam é de um ambiente familiar, onde possam se sentir amados e respeitados. Entre dificuldades, João Bosco cria o primeiro Oratório festivo, local para acolher os jovens.

Lá ensina, catequese, celebra a Santa Missa, ensinar-lhes uma profissão criando oficinas de sapataria, alfaiataria, encadernação, marcenaria, tipografia e serralharia. Os jogos, o desporto, a música, o teatro e outras artes fazem também parte de sua pedagogia, desenvolvida no ambiente cristão e alegre, características principais dos Oratórios. Assim segue até hoje, obras sociais e escolas que seguem a pedagogia e exemplo desse grande homem por todo o mundo.

 

Dom Bosco, patrono da juventude, rogai por nós!

 

REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA, FORMANDO HOMENS NOVOS PARA UM MUNDO NOVO.