REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Quinta-feira, 12 de outubro de 2017
  • Facebook
  • Twitter

26 de setembro: Dia mundial do surdo

Publicado em: 26/09/2011

Tags: , , ,

O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo no dia 26 de setembro, com objetivo de relembrar as lutas vividas ao longo dos anos, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua de sinais nos diversos países do mundo. A Rede de desenvolvimento parabeniza a todos os surdos neste dia!

Origem do Dia do Surdo

No Brasil, o dia 26 de setembro é sugerido devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1957, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES- Instituto Nacional de Educação de Surdo. E. Huet (1855) Professor Surdo francês fez um programa especial para ensinar os Surdos no Brasil. Este programa consistia em usar o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França. Lutou e conseguiu junto ao Imperador Dom Pedro II apoio para fundar a primeira Escola para Surdos no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, no dia 26 de setembro de 1857.

O dia 26 de setembro foi oficializado no calendário nacional brasileiro diante Lei 11.976/2008, resultado do projeto de lei 1.791/99 proposto pelo Exmo. Deputado Federal Eduardo Barbosa.

Conheça o projeto Mãos que Evangelizam, clique aqui.

Um comentário

Boa noite, eu sou surdo e Professor Língua Gestual Angolano, tenho 27 Anos de idade,fui estudar em cidade de Luanda do todo estudei a acabar pois já não estudei universidade para esperarei estudar faculdade curso ensino Primaria. Primeiro um chefe surdo de 2015 e mas tenho pobre que tentei em Província de Zaire e município de Mbanza Kongo. Tem Escola do Ensino Especial de Mbanza Kongo para deficientes auditivos, 106 Alunos surdos em Mbanza Kongo eu fui do Soyo, atenção: não há escola do Ensino Especial em Município de Soyo e Tamboco, ambei para sim terra de Zaire -Angola. Já construiu na nossa Escola do Ensino Especial de Mbanza Kongo durante 2 anos, abertou a escola tem 3 Anos, ´ja mais 5 Anos, historia eu não estiva aqui mbanza kongo, ele primeirou ouvinte gosta de ensinar as crianças e adultas surdos, tive língua gestual para R.C.Congo,é Jeová ensinou as crianças e adultas, onde estiva á escola pois pediu trabalho do professor para governo do Provincial Zaire aceitou com rápida ajuda construir na escola do Ensino Especial de aqui é cidade de Mbanza Kongo para passado. Pois agora eu cheguei nova em aos 3 de Março de 2015, visita as crianças e adultas na escola, feliz, fui pedir trabalho de professor, inspecção de educação querem sobre pergunta-me, eu respondei bem escreve e ler que ensino especial é bonito, eles são professor ouvintes não sobem L.Gestual outro um professor sabe de tradução Gestual, tem 54 anos de idade para tempo fim porque governo. P. Zaire mandou -se professor mudou, estava a na casa é Jeová. Outro manda-me, mudar de ao meu primeiro chefe e um professor surdo com comunidade do surdo para província do Zaire
Vossos e apoios e ajudam -nos caderno de língua Gestual qualquer material.
.site: http://www.deodatok.blgger e http://www.angolating.net para comunicação
Obrigado

Deixe seu comentário