REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Quarta-feira, 21 de novembro de 2018
  • Facebook
  • Twitter

A doçura no processo de acolher

Publicado em: 03/04/2012

Tags: , ,

A experiência no trabalho de atender as pessoas traz o verdadeiro sentido de acolher, cada gesto ao ouvir, ao falar, é preciso ter doçura.

E o que significa agir com doçura?

Cada pessoa que procura um atendimento, independente de qual forma, traz em si a sua história, suas dificuldades, suas qualidades, suas inseguranças e temores, mas nada pode ser capaz de intervir no processo contínuo de suprir as necessidades daquele que pede por ajuda. A doçura está na ação, é ela que deve conduzir as palavras e as atitudes. É compreender que diante de muitas misérias a doçura pode vencer, acolher o próximo como ele está, é ser mais, ir além da aparência, das diferenças.

Muitas vezes esse modo de agir parece ser impossível, temos as nossas limitações, criamos barreiras, temos medo de nos machucar, de sermos humilhados, mas é preciso superar, acreditar que o bem vence qualquer obstáculo, e entender que para toda ação há uma reação.

A atitude de agir diferente, com doçura, ajuda a inibir uma reação contrária, quando nos colocamos no lugar da outra pessoa, conseguimos perceber a forma correta de acolher o outro.

Quando estamos dispostos a receber a pessoa com atenção, com carinho, também temos muito a receber, quando deixamos de falar para ouvir, podemos aprender uma grande lição, assim ainda é quando o outro se abre para te ouvir, podemos salvar uma vida e sentir uma das maiores satisfações que podem existir.

Viver é isso, acolher e ser acolhido, compreender e ser compreendido, é ter doçura, é amor, porque nada mais é que amar para ser amado, é decisão, é escolher pela vida do irmão para que também seja escolhido.

Faça essa experiência, decida por acolher, deixe a doçura guiar os seus atos e a consequência será surpreendente.

Tatiane Guimarães Ramos, Universitária do 3º Ano de Administração na UMESP – Secretaria da Superintendência da Rede de Desenvolvimento Social

Deixe seu comentário