REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
  • Facebook
  • Twitter

A prevenção é a única arma contra a doença.

Publicado em: 10/02/2012

Tags: , ,

Estamos na época mais propicia para proliferação da dengue, no verão as altas temperaturas e chuvas ao fim da tarde dão as condições ideais para que as larvas do mosquito transmissor se multipliquem.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Mobilize seus amigos e vizinhos, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

O QUE É DENGUE? Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves, como hemorragia, choque e, às vezes, óbito.

Confira os sintomas da Dengue

Clique para ampliar a imagem

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Saiba mais no site: http://www.combatadengue.com.br/

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

  1. Os alimentos contra Câncer