REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
  • Facebook
  • Twitter

Conheça o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Sobriedade

Publicado em: 10/10/2010

Tags: , , , , , , ,

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova promoverá em o Curso de Formação e Capacitação de Agentes Pastoral da Sobriedade.

Conheça a Pastoral da Sobriedade e o trabalho desenvolvido.

Pastoral é uma atuação especial da Igreja em resposta a um problema social. É uma atividade dirigida, que exerce apostolado junto aos diversos grupos da comunidade de maneira sistematizada.

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química, dirigida pelos pastores, em comunhão com as outras pastorais e movimentos. Ciada em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas, atualmente trata de qualquer tipo de dependência – química ou não – vícios, manias, compulsões ou pecados.

A porta de entrada para o desenvolvimento das linhas de ação é o Grupo de Auto-Ajuda da Pastoral da Sobriedade – GAA.O Grupo atua na Intervenção, Recuperação e Reinserção familiar quando exerce ação terapêutica e de evangelização, que traduzida na Terapia do Amor, trabalha para a sobriedade do dependente e sua família, simultaneamente durante as reuniões semanais do Grupo de Auto-ajuda e também atua enquanto pastoral de inclusão quando objetiva a inserção de cada participante tanto nas demais pastorais e atividades existentes na paróquia assim como na sociedade.

Durante as reuniões semanais é proposto um Programa de Vida Nova através da vivência dos 12 Passos da Sobriedade Cristã. Estas reuniões são cíclicas e ininterruptas que seguem o Calendário Nacional da CNBB-Coordenação Nacional. Em todo o Brasil, durante a semana, simultaneamente, o mesmo Passo é trabalhado em cada paróquia. É através da perseverança nas reuniões que o Programa de Vida Nova é proposto, compreendido e adotado como meta individual. Sua vivência leva à conversão. Por meio dele a pessoa é conduzida ao compromisso no agir cristão. A pessoa faz a redescoberta de si mesma, de sua auto-estima, da importância da própria dignidade, dos autênticos valores cristãos, éticos e morais, de sua cidadania.

Se você  deseja participar deste curso de capacitação e formação para Agentes da Pastoral da Sobriedade, entre  em contato conosco e faça a sua inscrição: 12 3186-2600

Saiba mais sobre a Pastoral da Sobriedade no site:http://www.sobriedade.org.br/

Baixe o Folder da Pastoral da Sobriedade: Clique aqui

*Informações retiradas do site da CNBB e da Pastoral da Sobriedade.

 

 

Deixe seu comentário