REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
  • Facebook
  • Twitter

Fique por dentro do que aconteceu no Simpósio Interdisciplinar

Publicado em: 10/09/2011

Tags: , ,

Dentro da programação da Semana Social Canção Nova, aconteceu o Simpósio “Interdisciplinaridade: Mito ou Realidade? “ nos dias 08 e 09 de setembro, no Auditório São Paulo, na sede da comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

O evento contou com presença do doutor em educação, pela USP, professor Roberto da Silva, Prof. Francisco Sodero que possui graduação em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (SP), psicólogo mestrando Marcos Ariel Conceição Urioste, psicóloga educacional de Buenos Aires, Martha Giuliano de Iglesia, psicóloga Heloisa Reis Marino, Professor José Vitor e do cardiologista Dr. Roque Savioli.

“O simpósio está sendo muito importante para região do Vale do Paraíba. O tema sugerido Interdisciplinaridade: Mito ou Realidade tem aberto as nossas cabeças, pois nos ajuda a vê a importância de pensar no ser humano com integridade e não fragmentado.“afirmou a superintendente da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova Mara Lourenço em entrevista.

Dr. Roberto da Silva, que abordou o tema “Educação Social: um palco interdisciplinar”, fez a primeira palestra do evento que apresentou o cenário da Educação Social e como ela deve ser trabalhada, mostrando que essa área compreende uma gama de ciências, que, juntas, ajudam a compor e a reger as leis e normas que atuam, direta ou indiretamente, nesse campo.

“Interdisciplinaridade: Mito ou Realidade” foi o assunto trabalhado pelo mestrando Marcos Uriostes, psicólogo. “Somos agentes de transformação e precisamos nos colocar como tal. Formadores de opinião e, muitas vezes, espelho de uma geração. As relações são complexas e, geralmente, entrelaçadas. As diversas áreas estão ligadas, e cabe ao profissional encontrar essa relação, pois ela nem sempre irá se apresentar da mesma forma.”, enfatizou Uriostes Martha Giuliano falou sobre o homem integral: corpo, mente e espírito. Martha explicou que vivemos em uma sociedade na qual as vocações, as coisas que realmente nos trazem felicidade, ficaram em segundo plano. A sociedade hoje se prende aos números, ao lucro, ao crescimento desmedido.

A psicóloga Heloísa Reis Marino subiu ao palco para falar sobre : “Homem, ser único e irrepetível”.

“Significados de espiritualidade e sua relação com a saúde” foi o tema citado pelo professor José Silva.

Silva diz que a questão da espiritualidade é uma questão importante para o entendimento do homem. Ele cita que estudos sobre a relação religiosidade/espiritualidade e saúde mental entre pessoas idosas mostram que os níveis mais elevados de participação religiosa colaboram positivamente para uma vida mais saudável.

Para finalizar o simpósio Dr Roque Saviole deu sua palestra sobre “Compromisso social: Dever de todos nós.”, onde abordou a importância de uma atuação humana e responsável de todos o profissionais que atuam no terceiro setor “Não podemos esperar que a mudança venha através da ação de terceiros, precisamos fazer a nossa parte” afirmou.

Intercalando as palestras deste simpósio beneficiados pela rede social apresentaram teatros e danças referente aos assuntos abordados nas palestras.

Confira as fotos do evento clique aqui.