REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Quarta-feira, 26 de junho de 2019
  • Facebook
  • Twitter

Nasce um grande homem: Dom Bosco

Publicado em: 16/08/2013

Dia 16 de agosto comemoramos o aniversário do pai e mestre da Juventude, São João Bosco.

   Nascia em 1815, na Itália um grande homem que faria muita diferença na sociedade daquela época e também na atual. Giovanni Melchior Bosco nasceu em meio há um contexto marcado por muitas dificuldades, quando tinha apenas 2 anos de idade, seu pai Francisco Bosco falece, vítima de tuberculose, deixando Margarida com três filhos: Antonio, José e Giovanni ou João Bosco.

A infância de João Bosco foi marcada pela pobreza que assolava a família e pelo desejo de estudar e se tornar sacerdote. Aos 9 nos de idade, João Bosco teve um sonho que mudaria os rumos da sua vida. Nesse sonho, João se via junto com muitas crianças que brincavam, algumas delas dizendo injúrias e blasfêmias. No sonho, o pequeno João inconformado começa a dar socos e pontapés nas crianças tentando fazê-la de parar com as más palavras. Aparece então um homem que lhe diz: “Deverás ganhar estes teus amigos não com pancadas, mas com bondade e amor… Eu te darei a Mestra sob cuja orientação podes ser sábio, sem a qual, qualquer sabedoria se torna tolice”. Em seguida João entende que o homem era Jesus Cristo e a Mestra, a própria Virgem Maria.

Ainda aos 9 anos, João Bosco começa os estudos. Mesmo com todas as dificuldades, o Jovem não desistiu, trabalhou como sapateiro, carpinteiro e fazendo muitos outros serviços, no tempo livre se dedicava aos estudos. O desejo de se tornar padre para acompanhar a juventude estava cada vez mais forte dentro de si “Quando eu crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Eles são bons, se há meninos maus é porque não tem ninguém que cuide deles.”

No ano de 1835 João entra para o Seminário de Chieri, seis anos mais tarde , em 1841, aos 26 anos de idade João Bosco é ordenado sacerdote.

  Dom Bosco, como começa a ser chamado depois da ordenação, inicia seu ministério em um terrível momento sócio-político que se passava na Itália, decorrente da Revolução Industrial, muitos jovens abandonados, sem trabalho, órfãos que viviam sob diversos riscos nas ruas de Turim, e é nesse cenário que Dom Bosco começa seu apostolado catequizando um jovem chamado Bartolomeu Garelli. Aos poucos, Dom Bosco começa a reunir os jovens aos domingos em igrejas e praças para catequizar, brincar com os meninos . Era a cada semana sempre mais animado e os jovens iam aumentando, pois, sentiam em Dom Bosco o afeto e carinho que não recebiam em outros lugares.

Anos mais tarde, Dom Bosco fundou em Valdocco o primeiro oratório: Oratório São Francisco de Sales. Aos poucos o oratório foi crescendo como escola profissional, internato, ginásio, etc. Ali os meninos estudavam, tinham alimento, moradia e aprendiam a amar Jesus. Mais tarde, os colaboradores da obra recebem o nome de Salesianos.

A vida de Dom Bosco é marcado por um intenso ardor missionário em trabalhar pela transformação da vida dos jovens. Faleceu em 31 de janeiro de 1888. Em 1934 foi canonizado pelo Papa Pio XI que pode conhecê-lo quando ainda vivo.

Os Salesianos de Dom Bosco, organização internacional de pessoas dedicadas a servir os jovens, estão presentes em mais de 130 países seguindo a herança pedagógica e carisma desse santo, que ensinou que uma educação se consiste em Razão, Religião e Amorevolezza. Para a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, Dom Bosco é mais que um intercessor, como diria o Beato João Paulo II, ele é o Pai e Mestre de toda a juventude atendida em nossos projetos sociais, um exemplo para nossos educadores e um testemunho de fé, para nossa espiritualidade e modo de viver.

Que os jovens não sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados… Que, sendo amados nas coisas que lhe agradam, aprendam a ver o amor nas coisas que naturalmente pouco lhe agradam.” Dom Bosco
Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, formando homens novos para um mundo novo.

Um comentário

Lunna

27/08/2014

eu estudo no dom bosco e eu sei que ele era um homem muito bom e que aos 9 anos ele sonhou que um monte de pessoas estavam brigando e ele entrou na briga e jesus e maria o acalmaram e diserão que nada se resolve brigando