REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Quarta-feira, 21 de novembro de 2018
  • Facebook
  • Twitter

O voluntariado como construção de uma sociedade mais humana

Publicado em: 01/02/2012

Tags: ,

“A paz exige quatro condições essenciais: Verdade, justiça, amor e liberdade.”

( Beato João de Deus)

O adjetivo “voluntário” tem por definição o que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo. Que só age de acordo com a sua própria vontade; caprichoso, voluntarioso.

Ser voluntário é abrir seu coração e tirar aquilo que há de mais singelo e honesto para oferecer, de graça, para aquele que está ao seu lado!

O Brasil de hoje foi construído pelas mãos de pessoas que lutaram pela nossa independência! Seja qual for a situação de nossas vidas hoje, por escolha ou não, somos o que somos porque tivemos lá atrás pessoas que se empenharam por vontade própria, voluntariamente, de acordo com o que sonhavam para nós, seus filhos.

Hoje, temos uma sociedade jovem por essência, gerações Y e Z atualmente, e o que estamos fazendo para a paz perpetuar?

A força da nossa juventude deve ser canalizada para ações contínuas para a construção de uma sociedade mais humana, para nós e para as gerações futuras. Temos que deixar uma legado! Além disso, cabe ressaltar que o voluntariado está na moda! São projetos em empresas privadas e organizações sem fins lucrativos, escolas, faculdades.

O voluntariado corporativo, ou seja, o voluntariado nas organizações privadas, surge como uma possibilidade de profissionalização, humanização e reconhecimento do potencial transformador de cada colaborador (funcionário), mas em suma todos os projetos surgem com um objetivo em comum: a motivação das pessoas para um mundo que busque viver a verdade, a justiça, o amor e a liberdade como lembra nosso saudoso Papa João Paulo II!

Você também pode ser voluntário mesmo não estando inserido em uma organização como a Canção Nova! Pode ajudar várias pessoas separando o lixo que sai da sua casa, facilitando a coleta seletiva, evitando os desperdícios no comer e no vestir, reunindo-se com seus vizinhos, ou em sua paróquia, para saber quais são as necessidades do seu bairro, sua comunidade! Adote uma praça, visite  os asilos, presídios e creches… Seja a mudança que você que ver no mundo!

Cotamos com você nesta empreitada!

Lilian Andrade é graduada em Administração pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, atuou como coordenadora de projeto social e gestão de voluntariado, atualmente é gestora dos projetos de assistencia social na Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Possui ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Deixe seu comentário