REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Sexta-feira, 08 de dezembro de 2017
  • Facebook
  • Twitter

Parabéns Assistentes Sociais

Publicado em: 14/05/2014

O dia do Assistente Social é comemorado em 15 de maio em virtude do decreto 994/62, que regulamenta a profissão do assistente social e cria o conselho federal e conselhos regionais. Esse decreto foi editado em 15 de maio de 1962.  

O que é Assistência Social?

A Assistência Social,  é um direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada  através de um  conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

A Assistência Social tem por objetivos a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção da sua integração à vida comunitária;  a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prever a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

 Quem é o Assistente Social?

O Assistente Social ou bacharel em Serviço é o profissional qualificado que atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas  e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social.

 Como surgiu o Serviço Social?

No Brasil o Serviço Social nasceu por volta do ano de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanizada no país, como parte das estratégias do Estado, para atender às demandas da questão social, via execução direta das políticas. A emergência da profissão encontra-se relacionada também à articulação dos poderes dominantes à época, com o objetivo de controlar as insatisfações e pauperismo populares, advindos da relação capital x trabalho.

O Serviço Social brasileiro, nas últimas décadas, redimensionou-se e renovou- se no âmbito de sua interpretação teórico- metodológica e política, num forte embate com o tradicionalismo profissional, adequando criticamente a profissão às exigências do seu tempo, qualificando-a hoje, sem dúvida, como uma profissão reconhecida e legitimada socialmente.

 

REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA FORMANDO HOMENS NOVOS PARA UM MUNDO NOVO.

 

 

Um comentário

LUIZ FELIPPE

18/06/2014

O Assistente Social traz em seu bojo um compromisso Ético – Político que visa uma sociedade igualitária e de justiça social. Por isso, que é de grande valia lembrar o Dia do Assistente Social. Ser Assistente Social é bom de mais…

Deixe seu comentário