REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Quarta-feira, 21 de novembro de 2018
  • Facebook
  • Twitter

Parabéns voluntário! Você faz a diferença!

Publicado em: 05/12/2011

Tags: ,

No Brasil, o serviço voluntário está previsto na breve lei de nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e se distingue dos outros serviços pela não remuneração. Se exige a celebração de um termo de adesão entre as partes, e “não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim” (art. 1º, p.ú., da referida lei).

Antigamente, o voluntário visava aliviar o sofrimento ou as injustiças. Hoje, o voluntário quer entender a causa e colaborar na solução, quer saber o resultado! O voluntariado busca promover a cidadania responsável e a construção do bem comum.

Assim, é necessário adequar o voluntário em uma atividade que traga satisfação, na qual utilize suas aptidões e conhecimentos, pois é preciso responsabilidade e comprometimento em favor de uma causa que ele acredite.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conhecidos como os “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, quais sejam:

1 – Acabar com a fome e a miséria;
2 – Educação básica de qualidade para todos;
3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Contribuir com esses objetivos, em projetos de desenvolvimento local, campanhas de desarmamento e cultura de paz, oficinas de orientação sobre alimentação saudável, oficinas de empreendedorismo, oficinas de reforço escolar e incentivo à leitura, é uma forma concreta de participar como voluntário.

Dia 05 de dezembro é o dia internacional do voluntário. Parabéns  voluntário! Você faz a diferença!

Jussara Capucho Uchôas Pinto é advogada, pós-graduada em Direito Civil, Empresarial e Processual Civil pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Atua no setor de Gestão de Parcerias, Doações e Voluntariado da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.

Um comentário

franciane

29/09/2012

sou fisioterapeuta e gostaria de ser voluntaria como posso ajudar?obrigada

Deixe seu comentário