REDE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CANÇÃO NOVA
Segunda-feira, 24 de julho de 2017
  • Facebook
  • Twitter

Tudo sobre o CAC – Centro de Atendimento Comunitário. A 5ª unidade da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova

Publicado em: 13/08/2010

Tags: , ,

Com pouco mais de 1 mês de “vida” (inaugurado em 22 e maio) a 5ª unidade da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova já demonstra que a transformação social é o seu principal objetivo. Conheça agora tudo sobre o CAC, como funciona, o que oferece e quais são as perspectivas da coordenadora do projeto sobre esta obra de verdadeira transformação de social.


O CAC – Centro de Atendimento Comunitário – está localizado no bairro das Palmeiras (Cachoeira Paulista – SP), é a unidade 5 da Rede de Desenvolvimento Social. Conta com 750 m² de área construída em um terreno de 1.574,44m² e capacidade para 850 pessoas, com prestação de atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. As atividades são voltadas às dimensões física, mental, espiritual, social, recreativa, cultural, educacional, esportiva, produtiva e assistencial, objetivando a promoção da inclusão social dos atendidos.
O prédio do CAC é fruto de uma parceria entre a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) do Governo do Estado de São Paulo. O endereço é Rua Otávio Joaquim da Silva, 99 – bairro das Palmeiras.

Os cursos e oficinas oferecidos pelo CAC – Centro de Atendimento Comunitário, gratuitamente, são:

Formação Psicossocial
Coordenado pela psicóloga Tania Mara , destina-se a todos os usuários do CAC. São encontros em grupo, com o objetivo de transformação social embasada em valores e princípios, onde se busca proporcionar desenvolvimento pessoal e social.

Fisioterapia Preventiva
Oferece atendimento em grupo com exercícios de alongamento, fortalecimento global, estímulo de coordenação motora estática e dinâmica, cognição com a aferição da pressão arterial antes e após as atividades, orientação e correção postural-ergonomia, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças, além da inclusão social proporcionando uma melhor qualidade de vida aos usuários. As atividades são desenvolvidas pela fisioterapeuta Maria Isabel.

Oficina de expressão musical
Essa oficina visa a transformação social e a profissionalização para crianças, jovens, adultos e idosos ensinando a tocar violão, teclado, baixo e bateria.
Acredita-se que a música toca as emoções e os sentimentos, além de potencializar o raciocínio lógico e a concentração, o que pode tornar a pessoa mais calma e sensível e, dessa forma, promover a transformação social. As aulas são ministradas pelo professor de musica Maxwell Luiz.

Escola de Informática
Esta oficina tem como missão a socialização e interação com a tecnologia da informática voltada para crianças, jovens e idosos, com cursos práticos e dinâmicos. Oferece cursos de Informática Básica e utiliza as tecnologias da informação ( editores de texto, de planilha, de apresentação e internet) como instrumentos para a construção e o exercício da cidadania. Ministrado pelos professores Marco Antônio, Felipe Xavier e André Maciel.

Academia externa e interna.
O trabalho nas academias visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida e melhoria da capacidade funcional de todos os seus participantes através de: alongamentos, exercícios de resistência aeróbia e muscular, força e flexibilidade. Podem participar das academias adultos e idosos inscritos no CAC. Todas as atividades são monitoradas pelo Professor de Educação Física Jair Cimpricio de Souza.

Academia Interna – As aulas na academia interna acontecem duas vezes por semana e têm a duração de uma hora e meia. As atividades são realizadas em circuito:
- Exercícios aeróbios: desenvolvidos em esteiras e bicicletas ergométricas.
- Exercícios de resistência muscular e força: desenvolvidos com pesos (Halteres e tornozeleiras) e outros materiais.
- Exercícios de Alongamento e Flexibilidade: desenvolvidos em colchonetes, bastões, cordas e outros materiais.

Academia Externa – As atividades acontecem diariamente, os horários e os dias variam de acordo com a necessidade de cada participante (horários flexíveis). Cada participante deve primeiro passar por uma orientação e avaliação em dias e horário pré-definidos pelo profissional de Educação Física. As aulas acontecem em equipamentos próprios para ambientes externos, visando a melhoria da capacidade funcional do praticante.

Atividades esportivas e recreativas
Atividades esportivas – Visam proporcionar às crianças a compreensão da lógica de jogos de equipe, aperfeiçoa a compreensão técnico-tática no contexto do jogo. São realizadas duas vezes por semana com crianças entre 13 a 18 anos. Estas atividades são compostas por iniciação esportiva: visando ampliar o repertório motor, estimular o interesse pelo esporte e contribuir na construção de princípios e valores, e atividades esportivas (Futsal e Vôlei).
Atividades recreativas – São realizadas 2 vezes por semana, abertas à comunidade sem limites de idade e com intuito de interagir, educar e socializar crianças, adolescentes e adultos, proporcionando momentos descontraídos e agradáveis, como forma de contribuição ao desenvolvimento pessoal e social. Nas atividades são realizadas Brincadeiras como: tênis de mesa, pebolim, xadrez, dama, dominó e jogos recreativos.
As duas atividades são ministradas pelo Professor Daniel.

Uma missão a ser cumprida todos os dias
Para a coordenadora do projeto Fernanda Nolasco, Missionária da Comunidade Canção Nova, “Assumir a coordenação do CAC, hoje eu vejo como presente dado e uma missão assumida. Perceber as diversas questões trazidas por famílias inteiras é desafiador e ao mesmo tempo instigante, porque identifico essa forma de trabalho- levando a obra até a população, como desejo de Deus para esse tempo, e nessa comunidade. Muito mais do que um projeto nosso, (do Social Canção Nova), foi um projeto de Deus.
Assumir em mim essa missão e fomentar na equipe que hoje trabalha no CAC o desejo contínuo de dar o melhor de si, é uma experiência ímpar.
Cada mãe, pai, filho, neto, inserido nas atividades oferecidas (música, academia, artesanato, atendimentos, entre outros) são meios que temos para realizar um trabalho imbuído de profissionalismo e ao mesmo tempo dotado de intencionalidade, visto que almejamos a promoção do indivíduo. Louvo a Deus por esse tempo, louvo por cada usuário que será beneficiado com esta obra!”

9 comentários

A família de José Rodriguês Filho, conhecido como Zezito, continua as buscas para encontrá-lo. Ele sofre do Mal de Alzheimer e está desaparecido desde a terça-feira, dia 8/7. É mais conhecido como Zezito das Laranjeiras, de 76 anos. Na última vez em que foi visto, estava usando uma calça jeans, blusa de lã clara e boné lilás. Fotos e informações estão sendo divulgados em redes sociais, cartazes espalhados no Centro e bairros periféricos da cidade de Valença.estado do RIO DE JANEIRO.

Quero parabenizar a canção nova pelo belo trabalho prestado a sociedade essa ação é realmente o sentido verdadeiro da missão transformar vidas no todo louvo a DEUS por vocês canção nova e obrigado pelo testemunho q me levou a conversão para assumir o meu ser missionário pois também faço parte de uma comunidade nova chamada filhos amados do céu e realizo minha missão no Ceará. que DEUS uns abençoe sempre. PAZ E BEM a todos da família CANÇÃO NOVA.

Maravilhoso trabalho de vocês.Que Deus Nosso Senhor os abençoe sempre.

Nome Vanessa Veneri

16/11/2011

Excelente trabalho; eu gostaria de ajudar nessa obra; sou professora de ensino regular e professora de dança (ballet e jazz); pretendo mudar de cidade; me contatem p dizer como posso falar com alguém desta obra.

Que DEUS abençõe este trabalho maravilhoso !!!

Muita Paz

Abraços
Jussara

Conheci um pouco do CAC através da rádio Canção Nova, e achei maravilhoso esse trabalho.

college grants

29/12/2010

Keep posting stuff like this i really like it

Itália Brezolin

18/08/2010

Que lindo trabalho da cançao nova. Eu sou testemunha que tudo isso é verdade.Que Deus Abençoe todos voces.

Leíssa Nunes

12/07/2010

Gostaria de dar os Parabéns a Canção Nova pelo apoio social prestado a população, quanto mais amplo for o cuidado maior será a comunhão entre as pessoas!
Abraços;
Leíssa

Deixe seu comentário