iStock-837692346---item-4

PROJETOS APOIADOS

APAE

A parceria FJPII e APAE firmada em 03 de dezembro de 2014, visa o desenvolvimento das Pessoas com Deficiência integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeira Paulista-SP, notadamente no que se refere à inserção destas no mercado de trabalho, e também objetivando cooperar com o desenvolvimento do potencial criativo e as qualidades físicas, sociais e pedagógicas, intelectuais e artísticas de cada beneficiado.

Parcerias como esta, reforçam que a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser efetiva e viabiliza a autonomia e protagonismo de sua história. Para concretizar a finalidade da parceria, a Fundação contratou 7 profissionais PCD’s, vinculados à APAE em 11 de dezembro de 2014 para integrar seu quadro de funcionários. Os alunos da APAE exercem atividades laborativas de 2 horas por dia, de segunda-feira à sexta-feira ou conforme frequência estabelecida pela APAE para o comparecimento do aluno à Instituição, percebendo a remuneração proporcional ao número de horas trabalhadas. De forma específica, na FJPII, o trabalho desenvolvido pelas PCD’s da APAE é na estufa de mudas de flores, cerca viva e de cheiro verde para plantio, manutenção de jardins e limpeza de áreas.

No período da manhã os alunos/colaboradores frequentam a APAE e no período das 14 às 16 horas realizam o trabalho laborativo. A FJPII mantém o translado diário dos alunos, tanto da vinda para o trabalho quanto para o retorno a APAE.

Os profissionais envolvidos são:

  • Lúcia Helena Nunes do Prado, monitora destes PCD’s, realiza o trabalho conjuntamente e diariamente com eles;
  • Paulo Sérgio Eleutério, gerente da Infra Estrutura, direciona e repassa os trabalhos a monitora responsável por eles;
  • Evanira Satim Palmeira, psicóloga organizacional, orientador técnico, suporte psicológico, é o profissional que mantém contato com a APAE para troca de informações do desenvolvimento deles nas atividades;
  • Tatiane Aparecida Bertão, assistente social RH, suporte assistencial em situações específicas conforme necessidade;

PROJETO GURI

O Projeto Guri – Polo Cachoeira Paulista, foi inaugurado no dia 27 de abril de 2002, estando no município há 17 anos e 08 meses, oferendo 169 vagas distribuídas entre os seguintes cursos: violino, viola clássica, violoncello, contrabaixo acústico, violão, canto/coral e percussão.

No ano de 2019 foram realizadas várias apresentações dentro e fora do Polo, como apresentações do dia das mães e dia das crianças realizadas, dentro do Polo, apresentações de encerramento realizadas no auditório São Paulo – Canção Nova, participamos ainda do Em Cena
de coral na cidade de Lorena e Em Cena de cordas friccionadas na cidade de Campos de Jordão, sendo que esses encontros só tornaram-se possíveis graças a parceria com a Canção Nova. O Polo realizou ainda no ano de 2019 atividades socioeducativas com os seguintes temas:

meio ambiente e sustentabilidade, com um passeio ao parque ecológico, apresentação no Asilo Antonio de Pádua, com o objetivo de atender a meta de apresentação para a população que encontra-se em estado de vulnerabilidade, Consciência Negra, Novembro Azul voltada para os
pais, com a parceria também da Canção Nova que nos cedeu um profissional da área da saúde para estar dialogando com os pais sobre o tema. Em 2019 o Polo Cachoeira Paulista atendeu em torno de 250 alunos entre o primeiro e segundo semestre.

Nós o Projeto Guri – Sustenidos – Polo Cachoeira Paulista, só temos à agradecer a ampla parceria que estabelecemos com a Canção Nova – que assim como o Projeto, acredita num futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes, onde através da música podemos ajudá-los a desenvolver uma expectativa positiva e melhor qualidade de vida, e isso só tem sido possível graças a parceria, que nos atende desde o espaço físico, bem como lanches, transportes para viagens, manutenção do espaço, materiais administrativos, além de estar sempre nos auxiliando e nos assistindo de uma forma geral.

Daniela Sacilotti Nascimento dos Santos
Coordenadora do Polo Cachoeira Paulista